Quem já fez a experiência das Aldeias de Vida, sabe que tudo é baseado em vivências. Palpável. Aprendizado para a vida.
É uma maneira de ser Igreja, pra mim, diferente de tudo o quê eu havia experimentado antes! Isso quer dizer que a experiência anterior não foi válida?!
De maneira alguma! Costumo dizer que sou hoje o resultado de quem fui ontem! E toda a vivência que tive nos anos de "RCC" me trouxeram aonde estou hoje! Devo florir onde Deus me plantou!
Um grande desafio surgiu nesse tempo de pandemia para nós, que estivemos formadores da Permanente. Como aplicar os ensinamentos e vivências se não poderíamos nos reunir? Tinha de ser tudo online.
Deus sempre capricha! Nosso fundador, Padre Pedro Cunha, surge então com uma proposta inovadora para nós, do Movimento: formações online!
"Ah, mas isso existe faz tempo!", poderia você dizer!
Mas aí é que entra o desafio do qual falei! Como vivenciar online o quê nos é tão sagrado e palpável na nossa forma de ser?
É, minha gente... Fácil não foi. O desafio era grande, mas a união da equipe que Deus escolheu para essa jornada venceu todas as barreiras.
E uma das coisas que mais gosto e admiro nesse Movimento que amo, é o fato de "nunca trabalhei com essas pessoas, mas Deus nos colocou no mesmo barco, e vamos remar até chegarmos o nosso destino!"
Lógico que algumas a gente conhece! Já até servimos juntos em outras missões! Mas muitas carinhas são novidades! E como é gostoso conhecer um pouquinho daquele que ainda me era distante pelo fato de ainda não ter se aproximado de minha história e realidade...
E é aí que a despedida de um longo ano fica guardadinha aqui dentro do coração...!
Eu não fazia ideia de como seria! E continuei um bom tempo sem saber, na verdade! Não porque eles e elas não explicavam, mas é que cada um ali tinha sua responsabilidade e parte! E cada um deu seus cem por cento para que tudo fosse como devesse ser! E foi!
Com o passar do tempo, a palavra "pertença" vai fazendo mais sentido. Por causa dela é que busquei estar me aprofundando em algo a mais do quê já fazia (e continuo fazendo) junto ao Ministério de Música Magnificat, que tanto amo e no qual sirvo com pessoas incríveis há uns bons longos anos! Nunca deixei de trabalhar em minha Paróquia de origem! Tanto é que hoje em dia, até meu lado profissional está atrelado a ela!
Equipe de formadores da Pemanente 2021 |
Um ciclo de formação encerrou! Não ser, mas estar, tem suas particularidades!
Eu sou o Márcio, sou alguém! Sou um indivíduo, com minhas qualidades e com minhas limitações! E mesmo assim, Deus quis contar comigo e com essas pessoas lindas que estão nas fotos que vou colocar nesse post, para que mais pessoas pudessem, mesmo em meio a pandemia, viver o Dom Aldeias de Vida!
No ano que vem, não sabemos em qual frente de trabalho estaremos. Não sabemos quando será o compromisso. Mas de uma coisa, temos plena certeza: o nosso sim já é garantido!
"Seduziste-me Senhor, e eu me deixei seduzir!" (Jr 20, 7)
E como o Monsenhor Jonas Abib, da Comunidade Canção Nova nos ensinou a cantar, "Não dá mais pra voltar, o barco está em alto mar!"
Por vezes, o pensamento em ligar e dizer que não dava mais, que não estava conseguindo, batia. Falei com duas pessoas em específico sobre isso. Mas essas pessoas (elas sabem quem são) não me deixaram desistir. Disseram que ia tudo dar certo, que era para me manter firme. Por quê digo isso?! Pra não me passar por super-homem, super-herói. Sou humano, e tenho minhas fraquezas. Mas sou privilegiado por ter pessoas ao meu lado que pensam no meu bem, e no bem da missão à qual fomos chamados.
Adson, Simone, Nicholas e Elaine, nossos conselheiros da Permanente 2021 |
Permanente 2021, obrigado por tudo! Foi um prazer servir com vocês!
Obrigado por cada aprendizado, cada ensino, e especialmente, pela acolhida exemplar. Quero ser assim como vocês foram (e são) comigo! Como diz uma grande amiga que amo, "amigos não julgam". Vocês nunca foram julgamento. Sempre foram amor e acolhida! Claro que, quando necessário, a chamada de atenção vinha! Mas é assim mesmo! Quem ama, cuida! Somos do mesmo tecido. E seguimos! Sempre juntos, pois foi assim que Deus nos sonhou! Um bjo carinhoso à vocês e aos queridos aldeeiros e queridas aldeeiras que, mesmo em meio a esse tempo difícil e diferente, se desdobraram para estarem conosco no online e mais pra frente, no presencial!
E como esse blog não é feito somente de textão, deixo com vocês a música que elegi como tema de minha vida! Não consigo viver tudo o quê está escrito na letra dela, mas tenho buscado essa vivência, e, como sabemos, "Deus sempre abençoa o esforço da busca!"
Um grande abraço!
Salve Maria Santíssima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário