quarta-feira, 15 de agosto de 2012

"O pálido ponto azul", de Carl Sagan, narrado por Guilherme Briggs!

Dias atrás, por volta das quatro e meia da manhã, eu já estava zanzando pela casa.
Havia um compromisso, e eu acordara cedo, perdendo o sono.

Vênus, a Lua e Júpiter, na madrugada!
Resolvi então, em meio ao frio, sair ali, no quintal de minha casa, pra dar uma olhada no céu!

Desde que me conheço por gente, sou fascinado pelo céu!

E eis que tive uma visão linda! Tratava-se de um encontro, à luz da lua! No qual a própria era uma das protagonistas!

Vênus, a Lua e Júpiter! Visíveis àquela hora!

Resolvi sacar meu telefone e fazer uma foto! Afinal, não é todo dia que acordo nesses horários e contemplo o firmamento! Quis registrar a imagem!

Olhando de longe... Fitando esses lugares... Como somos pequenininhos nessa Terra, não?!
Sim! Com maiúsculo mesmo! 

No último episódio do Nerdcast (episódio 323, pra ser mais exato), que é um podcast sobre diversos temas, do site do Jovem Nerd, eles conversaram sobre o veículo-robô que está lá em Marte, no exato momento no qual digito essas palavras. Trata-se do Curiosity, que tem enviado diversas imagens aqui pro nosso planeta azul!

O brilhante astrônomo Carl Sagan (1934-1996)
Conheci o trabalho de Carl Sagan muitos anos atrás, quando comprava todo mês a revista Superinteressante. E a meu ver, ele via a ciência, a astronomia, com a beleza da poesia! Era diferente! Tinha um toque especial!

O Guilherme Briggs, que é dublador e diretor de dublagem, narrou o texto "O pálido ponto azul", escrito por Sagan, quando da última "olhada" que a Voyager deu à Terra, a pedido do astrônomo.

A nave registrou uma foto do nosso planeta, e o cientista, com a sensibilidade que lhe era peculiar, redigiu um texto que ficará para sempre na memória dos que amam olhar para o céu!


Partilho com vocês a bela narração do Briggs!


Nenhum comentário: