domingo, 15 de janeiro de 2012

PAGE 15 OF 366: COMO FAZER UM BLOG?

Olha "nóis" firmes e fortes aqui no domingão!
Na verdade, hoje é quinta-feira, mas como tenho escrito com dias de antecedência, pra postar nos dias respectivos, faz de conta que já é dia 15!

Ainda mais agora com esse Desafio dos 366 dias!

Tenho conseguido levar! Fiz desse um desafio pro meu blog, que gosto de chamar de nosso!
Fico extremamente feliz por ver que a galera tem uma boa recepção quanto ao que escrevo aqui!

Aproveito para agradecer as leituras de vocês! Valeu mesmo, gente!

Bem, o título tem um por quê!

Com certeza, pessoas interessadas em  criar um blog, colocam, no Google, perguntas como a do título!
E não tenho o intuito de ser um expert no tema, mas gostaria de dar umas dicas pra quem quer começar!
Tenho uma amiga minha que diz que adoraria criar um, pra expôr as idéias dela!
Mas só não faz, porque tem medo do que as pessoas diriam!

Primeiro requisito: Não esquente a cabeça com isso!

Afinal de contas, se você escreve um blog esperando que as pessoas gostem... O negócio fica tenso!
É como se você trabalhasse numa firma, onde você deve apresentar resultados!

Escrevo porque gosto!

E tudo o que vira obrigação, para mim perde o encanto!

Por isso que vivia sumindo daqui, ano passado! Comecei a ver os posts como uma obrigação chata!
O que sempre me motivou a voltar, foram algumas mensagens, perguntando se eu voltaria a escrever ou não!
Fora a saudade que dava de ver essa "página em branco" do editor e ver alguma coisa saindo dela!

Em relação aos temas, também gosto de ser eclético! Mas porque sou assim! Não porque quero agradar a todos!
Até porque, se fosse isso o que eu quisesse, seria mais um blogueiro preocupado em resultados! E esse não é o meu foco!

Amo música, games, filmes, assuntos relacionados à Igreja (durante um bom tempo postei só sobre isso), fotos, vídeos... Tanto que já faz um certo tempo que coloco um vídeo, musical ou não, todos os dias!

Expressar opinião!

O que você pensa?! Mas é claro: Esteja pronto a ser rebatido e a respeitar opiniões contrárias às suas!
Cada um tem o direito de pensar do seu jeito!
Se na vida real já é assim, imagina na web!

Quanto ao visual...

Depende da plataforma que você usa!

Chamo de plataforma, por exemplo, quem oferece os serviços!
Na minha humilde opinião (e acho que os únicos "especializados" que conheço) são o Blogger (ou Blogspot), que é o que eu uso, e o WordPress!

Sempre comecei no Blogger! Já tive outros blogs antes desse aqui!
Também tomava conta do Blog do Cordeiro de Deus, que criei não para mim, mas para o grupo!
Mas com o tempo, passei a administração dele!

Certa vez, quis me enveredar pelo lado do WordPress! Criei uma conta e tudo lá!
Mas quando descobri que deveria pagar para colocar vídeos... Ahahahahhaa!
JAMAIS!
Onde já se viu, pagar por um serviço que me é oferecido de graça em outra plataforma!

Quem MANJA  de webdesign, transforma blogs do WordPress em verdadeiras páginas!
Não é o meu caso!
E naquele tempo, incorporar vídeos do YouTube no blogspot não era tarefa fácil!
Mas fuçando, acabei aprendendo! Hoje em dia, o próprio YouTube (e outros canais de vídeos) já oferecem os códigos para incorporação!

Dica: Fuce! Não seja preguiçoso!

Por exemplo, se você resolver usar o Blogspot, leia tudo o que estiver relacionado à ele!
O que você pode incluir, as ferramentas existentes para o mesmo... Tudo incrementa mais e deixa mais bonito e usual!

O último widget que coloquei no meu, foi o tradutor! Uma maneira de agradecer às pessoas de fora do país, que frequentemente visitam a página!

Com o tempo, você vai descobrindo mais coisas, e vai completando mais! E com isso, na minha opinião, vai ficando cada vez mais bonito!

Quanto à motivação...

Bem, aí é contigo mesmo!
Não é fácil ter assuntos todos os dias!
Inclusive, acredito que estou postando todos os dias, devido ao desafio dos 366 dias, que surgiu na minha cabeça, quando uma amiga minha me convidou pro desafio dos 50 dias no Facebook!
Acabei não entrando na do "face", mas aqui, hoje, é o 15º post direto! Metade de um mês!
E não lembrava de quando tinha sido a última vez que fiz isso, postar direto assim!

Enquanto escrevo aqui, já vou imaginando que poucos terão paciência de ler o post até o fim!
Geralmente, posts grandes afastam pessoas que não gostam tanto de ler assim!

Maaaaaaas, escrevi tudo isso pensando nas pessoas que realmente tem vontade de criar algo pra si, e para nós, ávidos leitores!

Bem, deixo aqui as páginas iniciais pra você entrar e conhecer! Tanto o do Blogger quanto o do WordPress!
Escolha um, e seja feliz!

Uma curiosidade: Adoro escrever ouvindo música! Geralmente, a música é a que escolho pra colocar no vídeo do dia! Hoje está sendo uma exceção!
Não tô ouvindo nada! E quando isso acontece, significa que já estou pensando no que vou colocar!
O resultado disso, você saberá à seguir (o que escolhi, no caso).

Site do Blogger: http://blogger.com
Site do WorDPress: http://wordpress.com
Site de dicas pro Blogger: http://dicasblogger.com.br
Site de Ferramentas para Blogs: http://ferramentasblog.com

O vídeo que escolhi não tem absolutamente nada a ver com o tema! Escolhi só porque gosto mesmo!
Você verá logo abaixo!

Bem gente, por hoje, é isso!
Mais uma vez, agradeço sua visita!
E se você chegou aqui, numa busca de como fazer um blog, tenha a certeza de que você (nem eu) agradará a todos! E nem queira isso! É impossível mesmo!
O importante, é você chegar ao final do seu post e pensar assim:
"Eu estou feliz com o que postei!"



Nenhum comentário: